A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é comumente definida como um conjunto de práticas que têm por objetivo o estabelecimento da ética e da transparência com os stakeholders (públicos de interesse) de uma empresa.
Muitos associam a RSE com sustentabilidade, mas não é só isso. Trata-se aqui de ampliar a abordagem que a empresa tem em relação aos seus produtos, pessoas, processos e mercado.
As empresas que praticam a RSE obtém melhores resultados em relação às demais. Isso ocorre porque algumas soluções e inovações se tornam mais fáceis, além de ganharmos maior agilidade para detectar oportunidades e superar desafios.
Empresas socialmente responsáveis ganham diferencial competitivo uma vez que seus clientes (consumidor final ou outras empresas) acabam por dar preferência à elas. Muitos processos de concorrência exigem que os fornecedores sejam formados apenas por empresas socialmente responsáveis, inclusive em processos de exportação.
Dentre os benefícios que a RSE oferece, podemos destacar:
• Aumento da reputação da marca.
• Fidelização de clientes, colaboradores e fornecedores.
• Economia de energia, materiais e insumos.
• Redução de acidentes de trabalho.
• Redução dos processos judiciais.
• Diminuição do turn-over.
• Maior capacidade de atrair e reter talentos
• Maior capacidade de inovação.
• Construção de parcerias sólidas.
• Maior atenção positiva por parte da imprensa, ONGs, associações de classes e governo.
• Maior sinergia e cooperação nos negócios.
• Aumento do valor agregado.
• Maior facilidade na obtenção de créditos e financiamentos.
• Reconhecimento da população ao redor da empresa.